Boa tarde a todos(as)!!
Hoje reproduzo um texto encontrado na internet que fala sobre o sucesso no xadrez, sucesso este que para alguns vem logo cedo, já para outros demora um pouco mais.
Outra coisa importante mostrada no texto, é a perseverança, quantos jogadores conheço que veem uma derrota como o fim do mundo, ao contrário deles vejo uma derrota como uma oportunidade para crescimento e aumento de meu nível no futuro.
Abaixo segue o texto:
O vitorioso de amanhã
O mestre do xadrez é aquele que sabe aprender com os próprios erros e assimilar as lições da experiência. Há um ditado que diz que "a vitória pertence, não àqueles que nunca caíram, mas àqueles que se recusaram a permanecer no chão". Nenhum mestre do xadrez nasceu sabendo jogar xadrez. Todos, sem exceção, tiveram que passar por um longo processo de aprendizado durante o qual cometeram inúmeros erros e sofreram muitas derrotas. Kasparov chegou certa vez a estar perdendo um match para Karpov pelo placar de 5 a 0. Existem muitos enxadristas, inclusive de grande potencial técnico, que não podem sofrer uma derrota que se desestruturam tal como um castelo de cartas. Após perderem uma partida perdem também a confiança em si mesmos e passam a considerar que não são capazes de uma reação. Existem também enxadristas que fazem o oposto. Um bom exemplo é o grande Victor Korchnoi, atualmente na casa dos 70 anos de idade e ainda um dos mais fortes enxadristas do mundo. Korchnoi sempre soube aprender com os próprios erros. Após sofrer uma derrota, Korchnoi jogava as partidas seguintes com a fúria de mil leões, e costumava liquidar a todos seus oponentes em sequência. Analisava suas próprias partidas, identificava seus próprios erros e se esforçava para não mais cometê-los. Se você quer ser um mestre do xadrez, aprenda a levantar-se todas as vezes que cair. Recuse-se a permanecer no chão. Mantenha a sua auto-confiança. Tenha toda a certeza que, conforme a história demonstra repetidas vezes, o derrotado de hoje pode ser o vitorioso de amanhã.
Beijos e Abraços a todos(as)!!
Até mais!!
Até mais!!
Novais - parabéns pela útil postagem. Deste assunto você conhece bem. Pois como um dos dedicados discípulos da arte de pensar para depois agir. Arte que você, Flávio Novais, bem desenvolveu nos ouvindo quando pedíamos para começar com estudos através dos finais de partida. Houve, comprovamos, dedicação grande nesse valoroso estudo, já que o final, com certeza, no fascinante xadrez, vem justificar O MEIO JOGO E, POR CONSEQUÊNCIA, AS PEÇAS QUE DEVEMOS PRESERVAR E AS TROCAS QUE DEVEMOS EVITAR NA ABERTURA E OS PEÕES QUE VÃO, ÀS VEZES, FICAR ISOLADOS, DOBRADOS E MOMENTO DO AVANÇO!
ResponderExcluirAssim sendo - temos o prazer de levar esta inserção ao xadrezdinobueno.blogspot.com - pelo útil conteúdo da pesquisa postada.
Novais - a vida é uma eterna escola e, com certeza, quando "ENSINAMOS O QUE APRENDEMOS, ESTAREMOS APRENDENDO MAIS!"