Boa tarde a todos(as)!!
Hoje reproduzo um texto tirado do blog http://xadrezpauloafonsomeiodojogo.blogspot.com.br que ajuda a entendermos um pouco mais sobre o Meio de Jogo no Xadrez.
O Meio Jogo
O meio-jogo é a fase da partida onde as peças em
sua maioria já alcançaram o seu maior desenvolvimento, dependendo, todavia, em
como foi conduzida a abertura ou defesa escolhida por cada enxadrista. Por esta
razão, o estudo da teoria das aberturas e defesas deve estar em harmonia com a
preparação de planos estratégicos que resultam em um meio-jogo esperado.
O meio-jogo também é a fase na qual a maioria das combinações pode acontecer. Combinações de meio-jogo estão freqüentemente conectadas com o ataque ao rei oponente; alguns padrões típicos possuem seus próprios nomes, por exemplo, Mate de Boden ou Combinação Lasker – Bauer.
Outra importante questão do meio-jogo é quando e
como reduzir o material disponível e entrar na fase final da partida (esta
redução de material é denominada de simplificação). Por exemplo, pequenas
vantagens materiais podem ser transformadas em vitória somente em um final de
jogo bem conduzido e para isso, o lado com a pequena vantagem deve procurar um
meio para efetuar a simplificação e obter um final favorável. Entretanto, nem
todas as reduções de material são adequadas para este propósito, por exemplo:
se um dos lados possui um bispo de casas claras e o oponente possui um de casas
escuras, a simplificação para um final de bispos e peões é geralmente vantajosa
para o lado mais fraco, uma vez que finais de bispos de cores opostas
normalmente terminam em empate, mesmo com a vantagem de um ou dois peões.
A seguir, alguns princípios gerais, formulados por
William Steinitz, primeiro campeão do mundo de Xadrez no sinal do século 19:
- O exército dominante pode atacar, e deve fazê-lo; caso contrário correrá o risco de perder a vantagem. Deverá atacar o ponto mais fraco da posição do adversário.
- Aquele que está na defesa deve querer defender-se e fazer temporariamente concessões.
- Em toda posição equilibrada, os dois lados manobram procurando inclinar o equilíbrio a seu favor. Mas uma posição equilibrada gera outras também equilibradas, caso os jogadores joguem com precisão.
- A vantagem pode consistir em uma grande e indivisível ou em um conjunto de pequenas. O lado predominante na luta de posições deve acumular pequenas vantagens e transformar as variáveis em constantes.
No xadrez, "troca" é quando se captura uma peça e a peça que o fez é
capturada logo em seguida ou quando a situação permitir isso. Porém, aqui nós
iremos considerar a "troca" da mesma forma, só que tanto a peça que
captura quanto a que é capturada, têm o mesmo valor de pontos. Leve em
consideração essas informações:
- É vantajoso fazer uma troca com a peça adversária que está dominando exageradamente seu espaço
- É vantajoso fazer trocas quando você está com vantagem material;
- É vantajoso fazer trocas quando você está com desvantagem espacial;
- É vantajoso fazer uma troca com a peça adversária que está bem posicionada;
- Deixe suas torres em colunas abertas;
- Não exponha sua rainha cedo demais;
- Quanto menos ilhas de peões, melhor;
- Bispos são melhores em jogos abertos e cavalos, em jogos fechados.
Mais Algumas Dicas Importantes
Se você está
com vantagem material, PENSE DEFENSIVO EM PRIMEIRO LUGAR. Isto não significa
que você está sendo passivo;
- Se você está interessado em aprender, pense de uma oferta de empate como uma oferta para continuar ignorante. Lembre-se que o empate acontece durante e não antes da partida;
- Ataque peças cravadas com peças de menores valores e nunca libere uma peça cravada a menos que exista algum tipo de tática vencedora ou você não possa mantê-la cravada;
- Quando tiver mais peças que o oponente “simplifique”, quando tiver menos peças simplifique apenas os peões;
- Se você tiver um par de torres e seu oponente apenas uma, geralmente é correto eliminar essa torre do adversário;
- Nem sempre peões dobrados são fracos;
- Sempre que capturar com peões, é mais correto capturar em direção ao centro.
- Um ataque prematuro é fadado ao fracasso;
- Quando atacado no flanco ataque no centro;
- Controle as colunas abertas com torres;
- Quando o jogo ficar complicado e existirem muitas opções de capturas, geralmente é correto fazer a captura (ou pelo menos uma fortíssima ameaça) para segurar a iniciativa. Se fizermos um lance passivo o oponente pode tomar a iniciativa. Em qualquer dos casos, análises específicas e não princípios gerais são necessários para tomar a correta decisão.
- Se sua estrutura de peões está ruim ou você tem menos material, não simplifique.
- Se seu oponente tem peões fracos então troque peças. Assim as fraquezas dos peões de seu adversário ficarão mais fáceis de explorar.
Beijos e Abraços a todos(as)!!
Até Mais!!
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