terça-feira, 9 de outubro de 2012

Bloco Teórico - Meio de Jogo



Boa tarde a todos(as)!!

Hoje reproduzo um texto tirado do blog http://xadrezpauloafonsomeiodojogo.blogspot.com.br que ajuda a entendermos um pouco mais sobre o Meio de Jogo no Xadrez.

O Meio Jogo

O meio-jogo é a fase da partida onde as peças em sua maioria já alcançaram o seu maior desenvolvimento, dependendo, todavia, em como foi conduzida a abertura ou defesa escolhida por cada enxadrista. Por esta razão, o estudo da teoria das aberturas e defesas deve estar em harmonia com a preparação de planos estratégicos que resultam em um meio-jogo esperado.

O meio-jogo também é a fase na qual a maioria das combinações pode acontecer. Combinações de meio-jogo estão freqüentemente conectadas com o ataque ao rei oponente; alguns padrões típicos possuem seus próprios nomes, por exemplo, Mate de Boden ou Combinação Lasker – Bauer.

Outra importante questão do meio-jogo é quando e como reduzir o material disponível e entrar na fase final da partida (esta redução de material é denominada de simplificação). Por exemplo, pequenas vantagens materiais podem ser transformadas em vitória somente em um final de jogo bem conduzido e para isso, o lado com a pequena vantagem deve procurar um meio para efetuar a simplificação e obter um final favorável. Entretanto, nem todas as reduções de material são adequadas para este propósito, por exemplo: se um dos lados possui um bispo de casas claras e o oponente possui um de casas escuras, a simplificação para um final de bispos e peões é geralmente vantajosa para o lado mais fraco, uma vez que finais de bispos de cores opostas normalmente terminam em empate, mesmo com a vantagem de um ou dois peões.

A seguir, alguns princípios gerais, formulados por William Steinitz, primeiro campeão do mundo de Xadrez no sinal do século 19:
  • O exército dominante pode atacar, e deve fazê-lo; caso contrário correrá o risco de perder a vantagem. Deverá atacar o ponto mais fraco da posição do adversário.
  • Aquele que está na defesa deve querer defender-se e fazer temporariamente concessões.
  • Em toda posição equilibrada, os dois lados manobram procurando inclinar o equilíbrio a seu favor. Mas uma posição equilibrada gera outras também equilibradas, caso os jogadores joguem com precisão.
  • A vantagem pode consistir em uma grande e indivisível ou em um conjunto de pequenas. O lado predominante na luta de posições deve acumular pequenas vantagens e transformar as variáveis em constantes.

No xadrez, "troca" é quando se captura uma peça e a peça que o fez é capturada logo em seguida ou quando a situação permitir isso. Porém, aqui nós iremos considerar a "troca" da mesma forma, só que tanto a peça que captura quanto a que é capturada, têm o mesmo valor de pontos. Leve em consideração essas informações: 
  • É vantajoso fazer uma troca com a peça adversária que está dominando exageradamente seu espaço
  • É vantajoso fazer trocas quando você está com vantagem material;
  • É vantajoso fazer trocas quando você está com desvantagem espacial;
  • É vantajoso fazer uma troca com a peça adversária que está bem posicionada;
  • Deixe suas torres em colunas abertas;
  • Não exponha sua rainha cedo demais;
  • Quanto menos ilhas de peões, melhor;
  • Bispos são melhores em jogos abertos e cavalos, em jogos fechados.

Mais Algumas Dicas Importantes

Se você está com vantagem material, PENSE DEFENSIVO EM PRIMEIRO LUGAR. Isto não significa que você está sendo passivo;
  • Se você está interessado em aprender, pense de uma oferta de empate como uma oferta para continuar ignorante. Lembre-se que o empate acontece durante e não antes da partida;
  • Ataque peças cravadas com peças de menores valores e nunca libere uma peça cravada a menos que exista algum tipo de tática vencedora ou você não possa mantê-la cravada;
  • Quando tiver mais peças que o oponente “simplifique”, quando tiver menos peças simplifique apenas os peões;
  • Se você tiver um par de torres e seu oponente apenas uma, geralmente é correto eliminar essa torre do adversário;
  • Nem sempre peões dobrados são fracos;
  • Sempre que capturar com peões, é mais correto capturar em direção ao centro.
  • Um ataque prematuro é fadado ao fracasso;
  • Quando atacado no flanco ataque no centro;
  • Controle as colunas abertas com torres;
  • Quando o jogo ficar complicado e existirem muitas opções de capturas, geralmente é correto fazer a captura (ou pelo menos uma fortíssima ameaça) para segurar a iniciativa. Se fizermos um lance passivo o oponente pode tomar a iniciativa. Em qualquer dos casos, análises específicas e não princípios gerais são necessários para tomar a correta decisão.
  • Se sua estrutura de peões está ruim ou você tem menos material, não simplifique.
  • Se seu oponente tem peões fracos então troque peças. Assim as fraquezas dos peões de seu adversário ficarão mais fáceis de explorar.

Beijos e Abraços a todos(as)!!

Até Mais!!

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